Dando uma revisada no conteúdo do blog eu vi que não postei quase nada sobre a Espanha – que pecado né!?!? Vou me redimir e prometo fazer uns posts bacanas sobre esse país lindo!! E acho que nada melhor do que começar por um post sobre um dos lugares mais incríveis que já visitei: A Sagrada Família, em Barcelona.
Logo que comecei a planejar minha viagem pela Espanha e estudar um pouco sobre Barcelona, me deparei com essa construção magnifica! Sem dúvidas era um dos lugares que eu mais fique com vontade de conhecer.
Por dentro da história
A Sagrada Família é um projeto de um dos mais audaciosos arquitetos que já existiu: Antoní Gaudí. Aliás, você vai perceber que Barcelona respira o ar de Gaudí. Por todos os lugares existem obras dele, mas a mais incrível – pra mim – é a Sagrada Família.
A construção da igreja se iniciou em 1882 e ainda não foi finalizada – sim, acredite! O projeto é extremamente audacioso e promete ser o maior templo católico da Europa.
Gaudi dedicou mais de 40 anos da sua vida a esse projeto. Segunda a história, no ano de 1915 o orçamento para a obra foi limitado e Gaudi renunciou ao próprio salário e foi trabalhar dentro da obra. E ele permaneceu trabalhando até sua morte, no ano de 1926.
Hoje apenas 8, das 18 torres do projeto, estão finalizadas. Todas as torres terão mais de 100 metros de altura. Doze vão simbolizar os apóstolos, quatro os evangelhos, uma a virgem maria e por fim, a maior delas – com 170 metros de atura – vai represente Jesus.
A expectativa para o término da obra era para o ano de 2084 – caramba!!! Mas pelo que eu pesquisei, com os avanços em tecnologia e tudo mais, a obra deve ser finalizada em 2025. Sem dúvidas é um lugar que pretendo voltar e espero ter a chance de ver a obra finalizada.
Visitando a Sagrada Família
Deixa eu contar então como é a visita à Sagrada Família. Primeiro de tudo eu preciso destacar que o audio guia é mais do que essencial para essa visita. Vale muuuuuito a pena! Com ele você vai realmente entender a grandiosidade dessa obra – lembrando que o audio guia está disponível em português (Portugal).
Bom, a visita é feita em uma ordem definida – para que você possa ir acompanhando com o áudio guia. Nele você vai recebendo informações sobre a construção da igreja e sobre o significado de cada detalhe. Você vai ver que toda a história de Jesus é contata na faixada – eu ficava de boca aberta ao ouvir cada descrição.

Ao entrar na nave da igreja é de se perder o fôlego. Ela é linda!! Imensa e linda! As colunas projetadas por Gaudí são inspiradas na natureza – você vai reparar que elas se erguem como troncos de árvores e lá no topo se ramificam como ganhos.


O vitrais foram todos projetos para permitir a entrada exata de luz no ambiente . A luz entra e vai colorindo o interior o templo – simplesmente lindo. Por mais de uma vez eu me via de boca aberta por ali, tentando prestar atenção no áudio e babando pelo que estava vendo.


A visita também permite a subida em uma das torres. A subida é de elevador e lá no alto temos uma vista espetacular da cidade e da própria igreja.

Como eu falei, a igreja ainda está em construção, então guindastes fazem parte do cenário. Para descer da torre você usa um escada daquelas em caracol…. nossa, confesso que fiquei meio enjoado. Vai girando, girando, girando, girando… a sorte é que tem locais para você parar no caminho, onde pode aproveitar mais um pouco da vista.

Voltei para o interior da nave principal e fiquei mas um tempo admirando os detalhes. Deixei de lado a seqüência do audio guia e fiquei perambulando por ali. Só de pensar que esse lugar foi projetado para abrigar 14.000 fiéis e um coro de 1.200 cantores – chego a ficar arrepiado.
No final do tour você passa por um museu da construção da Sagrada Família. Nele você vai poder observar plantas da obra, maquetas, equipamentos e até pedaços da obra que se quebraram nesse período e foram guardados.

Por fim vale a pena sair e dar uma volta em um pequeno parque que existe em frente a igreja. A beleza da natureza com a Sagrada Família de fundo é algo inexplicável.
Horário de funcionamento
Outubro à Março, 09:00 às 18:00.
Abril à Setembro, 9:00 às 20:00.
25 e 26 de dezembro – 1 & 6 de Janeiro, 9:00 às 14:00
Vai para Barcelona?
Encontre aqui as melhores opções e preços de hospedagem. Lembrando que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa… veja aqui todas as informações e pegue um cupom de 15% de desconto para a contratação do seu.
O post Visitando a Sagrada Família, em Barcelona apareceu primeiro em Um Viajante.