O Parque Güell foi o primeiro lugar que visitei ao chegar em Barcelona. Por estar localizado em uma área mais afastada da cidade, você precisará do transporte público para chegar lá. Eu optei por ir de metrô, o que me fez entrar no parque por uma entrada secundaria e terminar a visita pela entrada principal. No fim do post eu descrevo certinho como chegar ao parque.
Por dentro da história
Antes de contar sobre a visita é legal falar um pouco sobre a história desse parque.
Sem dúvidas essa é uma grande obra de Gaudí – assim como a Sagrada Família. O que nem todo mundo sabe é que o Parque Güell foi uma obra fracassada do arquiteto – calma, deixa eu explicar melhor.
Inspirado em uma referência inglesa, a proposta ali era a construção de uma cidade-jardim. O parque na verdade seria um condomínio fechado, particular… feito para a burguesia da época.
Gaudí usou sua inspiração na natureza e criou algo totalmente inovador e fora dos padrões, mas que não foi bem aceito na época e acabou por quase ser abandonado.
Como toda a estrutura estava pronta, o grande complexo criado por Gaudí foi então transformado em uma área de lazer aberta ao público – o que vamos combinar, é muito melhor!
Visitando o Parque Güell
A primeira coisa que você precisa saber ao visitar esse lugar é que ele é grande, bem grande! E eu achei a sinalização por lá bem confusa, além de ter caminhos e curvas para todos os lados.
Como eu falei no começo, eu entrei no parque por uma entrada secundária – então acabei fazendo uma visita em uma seqüência meio aleatória. Ahh, e eu não tinha um mapa do parque – caso você consiga um pode ser bem útil, eu me perdi lá dentro várias vezes.
O Calvário – Turó de lês treus Creus
Essa foi minha primeira parada no parque. É um dos pontos mais altos e que vai te proporcionar uma bela vista de Barcelona, além de boas fotos – se você conseguir espaços em meio aos turístas.
O dia que visitei o parque ele estava abarrotado de gente e para subir nesse Cálvario não foi fácil – tinha muuita gente. Eu subi, fiquei 1 minuto lá em cima e logo desci.
Viaduto das Jardineiras
Segui perambulando pelo parque e cheguei ao Viaduto das Jardineiras – que achei lindo!

Esse lugar seria uma passagem para carruagens da época. A forma das colunas, o desenhos das pedras e a natureza em volta.. é realmente muito bonito.
Praça da Natureza
É sem dúvidas a principal e mais famosa área do Parque Güell. Esse enorme espaço foi projetado para ser o teatro a céu aberto do complexo.

É nessa praça que ficam aqueles famosos bancos coloridos, todos arredondados. Te garanto que conseguir um espaço para sentar ali não é fácil, tirar uma foto então?? Mais difícil ainda…
Sala Hipostila
Outro parque do parque de ficar de boca aberta é a Sala Hipostila. Localizada em baixo da Praça da Natureza, esse grande espaço é preenchido com 100 colunas que sustentam a praça.

A ideia de Gaudí era fazer ali o grande mercado do complexo. Acredite, você vai ficar de boca aberta. As colunas são todas desenhas e o teto é todo trabalhado em formas e cores… sério, é lindo!
A Escadaria principal
Logo a frente dessa praça fica a escadaria que na verdade é a entrada principal do parque. Entre as escadas existe uma fonte que exibe um dragão, ou talvez um lagarto.. confesso que não sei ao certo.

Esse é um daqueles lugares típicos para tirar foto… então sabe o que isso quer dizer? Muuuuuuita gente, mas muita gente por ali. Tente a sorte de conseguir um espaço e tire sua foto – ou faça como eu e compartilhe o espaço com outras pessoas posando
Casa Museu Gaudí
Por fim o parque também tem um museu dedicado a Gaudí. Na verdade é a casa onde ele viveu por alguns anos.

Posso confessar a verdade pra vocês?? Não achei que vale a visita!! A entrada no museu é paga (baratinho, ok.. 5 euros).. Mas gente, não tem nada de incrível ali. Se você for um grande estudioso de arquitetura ou um amante de Gaudí – ok, vá em frente! Agora, se você for leigo no assunto… pegue os 5 euros e tome um sorvete no parque que você vai ganhar mais #ficadica
Como chegar ao Parque Güell
Bom, como eu falei o parque fica em uma área mais distante da cidade. Você necessariamente vai precisar do transporte público para chegar lá. Então vamos ver as opções:
De metrô
Essa foi a opção que eu escolhi. Você deve pegar a Linha 3 – Verde e descer na Estação Lesseps. Depois precisa caminhar um pouco – basta seguir o fluxo das pessoas. Existe uma grande subida para chegar a entrada do parque, mas nas partes mais inclinadas existem escadas rolantes.. dá uma olhada na ladeira:

De ônibus
Você pode pegar as linhas 92 ou 112. O ideal é verificar se alguma delas passa perto do lugar que você está hospedado (veja na recepção).
O que já rolou de Barcelona no blog:
Visitando a Sagrada Família
Descubra a Rambla e o Mercado de La Boquería
Por dentro do Camp Nou, o estádio do Barça
Dica: hotéis baratos em Barcelona? Consulte a Rumbo.pt!
O post Descobrindo o Parque Güell e as belezas de Gaudí, em Barcelona apareceu primeiro em Um Viajante.