Não tem como falar de Barcelona sem falar na rua mais famosa da cidade: Las Ramblas – ou apenas Rambla – a rua que liga a Plaça Catalunya ao porto. São cerca de dois quilômetros onde você vai ver de tudo: pintores, músicos, vendedores ambulantes, caricaturistas, estátuas vivas e turístas – muitos turístas.
Clik here to view.

O hostel que eu fiquei em Barcelona (o Equity Point Centric) fica a cerca de duas quadras da Plaça Catalunya, ou seja, já quase ao lado de onde começa a Rambla.
Muitas pessoas recomendam uma certa atenção e cuidado ao passear pela Rambla – principalmente a noite. Eu confesso que só perambulei por lá durante o dia e tomei os cuidados necessários que sempre temos que tomar ao estar no meio de uma multidão de pessoas.
A noite eu preferi andar pela Passeig de Gràcia, que é a rua do hostel. Essa rua é linda, muito bem conservada e é nela que ficam as casas de Gaudí.
Las Ramblas
Bom, voltando a falar da Rambla… como eu disse ela é uma rua bem extensa, que liga a Plaça Catalunya ao porto. Cada quadra da Rambla tem um nome: Rambla de San Josep, Rambla de Canaletes, Rambla dês Caputxins, Rambla dele Estudis e por aí vai.
Clik here to view.

Em toda a extensão da rua você vai encontrar lojas, banquinhas, bares, cafés, restaurantes e mercados. Acho que qualquer coisa que você precisar, é na Rambla que vai encontrar.
Como eu falei, a rua tem todo tipo de artista, inclusive caricaturistas. Eu sempre gostei de ver mas nunca me arrisquei a sentar naqueles banquinhos e pedir um desenho meu… até o dia que visitei a Rambla. Pois bem, senta que lá vem história….
Perambulando pra um lado, perambulando pro outro…. ví um senhorzinho fazendo uns desenhos e uma galera ao redor dele. O movimento me chamou a atenção e fui lá ver o que estava rolando. Ele estava fazendo a caricatura de duas meninas.. eu fiquei atrás dele observando e fiquei admirado com os traços… Era realmente muito legal!! A meninas ficaram super felizes com o resultado – pelo menos foi o que deu pra perceber.
Nesse momento outras duas pessoas já sentaram e o velhinho seguiu desenhando. Eu ví que a fila pra fazer o retrato com ele estava grande, então resolvi deixar pra depois… continua..
Mercat de La Boquería
Dei mais umas voltas pela Rambla até que cheguei ao famoso Mercado de La Boquería. Sério, pense em um lugar abarrotado de gente!?!? Pois é, eu sabia que esse mercado era famoso, mas não achei que era tão cheio. Sofri um pouco para entrar, mas lá dentro tinha mais espaço pra se movimentar.
Clik here to view.

O mercado é bem legal!! Eu adoro visitar esse tipo de lugar. Sempre descubro alguma fruta nova, algo típico ou que nunca tinha visito antes.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Dei umas boas voltas por ali… tomei um suco delicioso – daqueles que eles misturam mais de uma fruta. Não lembro o sabor, mas era ótimo e barato! Você vai ver esses sucos aos montes la dentro.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Comprei também uma bandeja com algumas fruta picadas, bem gostosas também – super saudável eu né? Até que cheguei em uma banca que vendia mil tipo de de bombons e chocolates – eita, morri… comprei também! Hummm, estava uma delícia… tudo de bom mesmo. Ahh e ao lado dessa banca tinha outra cheia daqueles doces tipo de goma, todos coloridos – a sorte é que eu não sou fã (tenho agonia da textura deles), mas para quem gosta… olha se não é de ficar babando:
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Bom, só visitando o mercado para você ter uma real ideia de tudo que tem por ali. É um ponto bem famoso que vale a pena passar! Mas vou te dizer que visitei um outro mercado desse tipo em Barcelona e que achei melhor que esse. Muito mais vazio e com tanta variedade quanto esse – mas vou preparar um post só sobre ele.
Clik here to view.

Clik here to view.

De volta a Rambla
Saí do Mercado de La Boquería e fui dar mas umas voltas pela Rambla. Cheguei em uma parte onde haviam várias estátuas vivas. A produção delas é algo fantástico, realmente de ficar de boca aberta. Fui tirar uma fotos de longe e acredita que a estatua fez cara feia pra mim e viro de costas?? Como assim gente?? Eu achei que tinha que dar moedinha só para ver a estatua se mexer e pra tirar foto COM a estátua. Achei aquela estátua muito antipática e vazei dali.. humpf..
Clik here to view.

E o fim da história?
Ahh, pois bem… vou terminar de contar. Depois de andar bastante pela Rambla, acabei voltando até o velhinho dos desenhos. Fiquei pensando se faria ou não…. afinal, eram 10 Euros em jogo. Ahh, quer saber… entrei na fila e finalmente ia ter uma caricatura… Fiquei mais de meia hora esperado até que finalmente chegou minha vez.
Sentei lá, e como é padrão, você olha para o artista e não vê o que ele está fazendo. Fiquei ali, parado, olhando.. reparando na cara das pessoas que paravam e olhavam pra mim, olhavam pro desenho, olhavam pra mim de novo…. ai céus, já estava curioso.
Um tempo depois ele finalmente acabou… pegou o papel e virou pra mim, perguntando o que eu achei?
…………
…………
…………
…………
Fiz um momento de silêncio… respeitei fundo… coloquei o sorriso mais amarelo do mundo na minha cara e agradeci… Sério, o desenho não era ABSOLUTAMENTE NADA parecido comigo…
Clik here to view.

Entreguei os 10 euros e saí dali totalmente arrependido. Até postei nas redes com a esperança de alguém falar “ahh, até que lembra um pouco“, mas não.. todos foram unânimes: aquele não era eu. Moral da história: tem coisa que só devemos ver e não participar. E desses tiozinhos que desenham eu vou ficar longe #chatiado
Bom, esse foi meu passeio pela Rambla, em Barcelona. Em outro post vou falar um pouco sobre o porto e também sobre a famosa Barceloneta.. aguarde!! Fique a vontade para comentar no post!!
Vai para Barcelona?
Encontre aqui as melhores opções e preços de hospedagem. Lembrando que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa… veja aqui todas as informações e pegue um cupom de 15% de desconto para a contratação do seu.
O post Um passeio na Rambla e no Mercado De La Boquería, em Barcelona apareceu primeiro em Um Viajante.